domingo, 6 de novembro de 2016

Portugal está recebendo toneladas de lixo da Itália

Mais de duas mil e quinhentas toneladas de lixo italiano chegaram a Portugal para serem eliminadas em aterro. Ao todo, Portugal pode vir a receber, ao longo de um ano, 60 mil toneladas. Resíduos enviados da região de Campânia que acumula seis milhões de toneladas de resíduos sem solução de tratamento há vários anos.

 

Na sexta-feira 04/11/2016 chegou a Setúbal o cargueiro Vento di Tramontana, que transportava 2.736 toneladas de lixo italiano. Sendo apenas o primeiro lote, de um total de 20 mil toneladas que Portugal vai receber do Sul de Itália, ao longo de um ano. Uma situação considerada sem precedentes pelos ambientalistas.

O cargueiro com os resíduos, saiu da Itália, fez paradas em Casablanca e Marrocos, seguindo depois sua viagem até ao Porto de Setúbal onde já estão as 2.736 toneladas de lixo.


  O negócio do lixo na Itália 

 

Na Itália, o negócio do lixo tem sido alvo de muitas manifestações populares, pois a máfia napolitana, a Camorra, é que controla há muitos anos este tipo de comércio. Por esse motivo é que os ambientalistas alegam que se trata de um país de risco.

A Inspeção-geral do Ambiente afirmou que considera a Itália um país de risco no tratamento de resíduos, e que por essa razão as análises ao lixo deveriam ser confirmadas em Portugal. O Ministério do Ambiente assegura que "os procedimentos de inspeção foram desencadeados pela IGAMAOT, incluindo a recolha de amostra, após abertura e verificação da carga".

O Ministério do Ambiente garante ainda que "o processo se rege por rigorosos princípios e normas estabelecidos por regulamento comunitário e que foi neste enquadramento que o lote dos resíduos em questão obteve prévia autorização por parte da APA(Agência Portuguesa do Ambiente)".


Centro de Tratamento de Setúbal

 

As 2.736 toneladas que já chegaram a Portugal, vão ser tratadas no Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Industriais, em Setúbal. Há pelo menos mais duas empresas portuguesas que mostraram disponibilidade em receber o lixo, vindo da Itália: a Valor-Rib e a Rima, do grupo Suma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário