sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Entre outubro de 2015 e setembro de 2016 Portugal consumiu mais de oito milhões e meio de embalagens de antibióticos, apesar do consumo ter baixado quatro por cento no mesmo período de tempo.

   Segundo dados  da QuintilesIMS, empresa que resultou da fusão da consultora IMS Health e do produtor mundial de serviços de saúde integrados Quintiles, entre outubro de 2015 e setembro de 2016 foram vendidos nas farmácias de Portugal 8,5 milhões de embalagens de antibióticos.

    Esta sexta-feira, 18/11/16,comemora-se o Dia Europeu do Antibiótico e a mesma fonte divulga que a venda destes medicamentos chegou aos 61 milhões de euros, enquanto no ano anterior as vendas registraram 65 milhões de euros.

    A empresa diz ainda que a subclasse de penicilinas de largo espectro continua a liderar o consumo de antibióticos, representando no último ano 41 por cento das vendas em valor deste medicamento.


    O Dia Europeu dos Antibióticos visa promover uma utilização adequada dos antibióticos e informar aos doentes sobre os riscos da automedicação com estes medicamentos.

    Paulo André Fernandes, que é o coordenador do programa da Direção Geral da Saúde de prevenção e controle de infecções e de resistências aos antimicrobianos, enfatizou que ainda há muito trabalho pela frente para ensinar às pessoas a finalidade dos antibióticos.

    Neste sentido o Infarmed e a Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito de uma iniciativa do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças Infecciosas, uniram-se para promover uma campanha através da internet e das redes sociais, com a finalidade de chamar a atenção para o preocupante aumento da resistência aos antibióticos observado em toda a Europa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário