sexta-feira, 10 de março de 2017

BANDA MUSICAL - A QUADRILHA

Sebastião Manuel Duarte Antunes mentor, compositor, letrista e intérprete da banda Quadrilha, formada em 1991 pelo próprio Sebastião, é uma banda portuguesa de música folclórica, cujo estilo é o resultado da fusão de elementos da música tradicional portuguesa e da música celta.

Ele teve como preocupação fazer chegar a música popular às faixas etárias mais novas. Segundo o próprio, é muito importante que os jovens se identifiquem com a sua música e, acima de tudo, que sintam que é algo que lhes pertence.

A música da Quadrilha tem base em formas simples, tão simples quanto os motivos das suas canções. O modo descritivo expresso nas suas letras remete cada verso para uma parte da história que está a ser contada/cantada. Em alguns casos, como alguém já referiu, faz até lembrar o estilo do escritor Miguel Torga.

No entanto, sua melodia mostra um apego à alma e está repleta de sentimentos: os homens do mar e as suas crenças, as gentes da terra e as suas lendas, as histórias contadas à lareira, as moças brejeiras, as sortes vindas dos ciclos da lua, os encantos da noite, etc. São algumas das muitas razões que levam estes amantes da música popular portuguesa a fazer a festa onde quer que sejam chamados. 

Misto de inebriantes sonoridades onde se destacam a voz, o violino, a concertina e as flautas, sobre uma base rítmica forte, a Quadrilha consegue aliar às melodias tradicionais à modernidade e sonoridade derivadas da “pop."

No início de 2000, surge o novo disco “Quarto Crescente”, com produção de Guilherme Inês. A grande diferença em relação aos discos anteriores é a sonoridade que para além da introdução de instrumentos como a sanfona, a gaita de fole e a harpa celta, parte, também, de uma nova formação: dos cinco elementos do grupo, três deles são novos e de áreas tão diferentes como o jazz, a música clássica e a dance music. É um trabalho coeso e apaixonante que evidencia a maturidade alcançada pela banda após largos anos de palcos e estúdios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário