Bolsonaro teve 46% dos votos válidos. Haddad 29.3%, Ciro 12.5%, Alckmin 4.8%, Amoêdo 2.5%, Cabo Daciolo 1.3, Meirelles 1.2, Marina 1%, Álvaro Dias 0,8, Guilherme Boulos 0.6%, Vera 0.1%, Eymael 0.1%, e João Goulart 0.1%.
Então vamos lá, começando por Haddad, prevê-se que no segundo turno tenha os votos de Ciro em grande maioria, chegando a 41.8 e com os votos de Marina e Guilherme Boulos, chegando a 43.4% e com alguns votos de Alckmin e Amoêdo cuja maioria deverá mesmo ir para Jair Bolsonaro deverá chegar também aos mesmos 46% de Bolsonaro . Com este resultado do primeiro turno, poderíamos afirmar que Bolsonaro já estaria eleito presidente, pois com estes votos ultrapassaria os 50%+1 devido à maioria dos votos de Alckmin, Amoêdo e os outros candidatos de direita .
Mas, devido a rejeição de Bolsonaro ser maior que a de Haddad e aos debates que ambos farão na TV nestes 19 dias que antecedem o pleito, poderá haver uma mudança na tendência de voto em relação aos dois. Haddad tem um discurso mais ameno e mais direcionado para os interesses sociais, enquanto Bolsonaro defenderá os interesses do grande capital, que está de olho nas estatais que este deseja privatizar, Haddad aposta na educação e na justiça social para combater a violência, Bolsonaro aposta na violência. Esta diferença de postura política em relação à violência e a outros problemas nacionais como o desemprego, a saúde e a fome, é que vão, neste segundo turno, conquistar o voto dos eleitores indecisos e mudar a opinião de muitos daqueles que votaram em Bolsonaro no primeiro e avaliar a capacidade dos dois candidatos para resolvê-los! Vamos aguardar, porque ainda não tem nada decidido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário