quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O SANGRENTO MAPA DA GUERRA NO MUNDO E O FUTURO DO BRASIL



Desde que o homem existe, o mundo nunca esteve livre de guerras ou conflitos – nem por um segundo. Disputando territórios, combatendo as drogas, lutando por diferenças étnicas, religiosas, econômicas e culturais o homem tem estado sempre em guerra.
 
A guerra da Síria, em um intervalo de cinco anos já matou mais de 400 mil pessoas. Estima-se hoje, que outros 50 países no mundo estejam em guerra ou vivendo algum conflito sangrento, mas o mapa de conflitos no mundo é bem maior do que imaginamos. 

Hoje, os dez países mais afetados pela guerra no planeta são:

  1. Síria
  2. Afeganistão
  3. Iraque
  4. Nigéria
  5. México
  6. Iêmen
  7. Paquistão
  8. Ucrânia 
  9. Somália
  10. Sudão do Sul
 Além disso, a qualquer momento poderão estourar novos conflitos entre o império capitalista dos Estados Unidos e os países socialistas da China, Rússia, Coreia do Norte, Irã, além de conflitos entre judeus e árabes, sem falar no problema dos refugiados, ataques terroristas isolados e até um levante das sociedades civis.
Enfim, o mundo passa por um momento de transformação tão rápida, que mesmo naqueles países onde há uma paz aparente, poderá haver a qualquer momento uma reação violenta da população, de consequências imprevisíveis, por motivos étnicos sociais e religiosos.   

E O BRASIL PARA ONDE VAI?   

O Brasil, embora não conste na lista das estatísticas de guerra, já matou mais gente que a guerra da Síria nestes quatro anos de conflito. Por ex. em 2015 foram mortas na guerra da Síria mais de 55 mil pessoas, enquanto no Brasil aconteceram mais de 58 mil homicídios, uma triste observação para o Brasil, que poderá ficar mais triste e incontrolável após o dia 28 de outubro caso o candidato da direita vença as eleições, pois ele e seus seguidores  acredita que violência se combate com violência e ditadura e não com livros e democracia!

Assim o Brasil caminha para uma grave divisão interna, que poderá resultar na quebra de sua "Unidade Nacional", herança maior de nossos antepassados!
A verdade é que nem a esquerda nem a direita estão preparadas para governar o Brasil, pois nem uma nem outra representam a verdadeira cultura nacional, que é a luso afro brasilidade. Assim, com a vitória da direita que se aproxima, o país vai continuar depressivo e violento e tudo pode acontecer! Serão mais quatro anos de estagnamento, retrocesso e medo! A única esperança agora vem de fora. Vem de um mundo em transformação, provocada pela guerra comercial  entre China, Rússia, EEUU e seus  aliados da OTAN, da qual o Brasil poderá se aproveitar para fortalecer sua democracia, afastar o perigo de uma nova ditadura e negociar sem medo com os países socialistas. É o que está acontecendo com a Síria onde a Rússia resolveu intervir e apesar do apoio bélico dos EEUU e seus aliados da OTAN e do financiamento aos terroristas, conseguiu trazer de volta a paz aquele povo sofrido, isto sem intervir na sua soberania, retirando suas tropas logo após o término da guerra.

Isso é que nos dá a esperança, que mesmo no caso de uma vitória da direita no dia 28 de outubro, esta não conseguirá impor sua ideologia retrógrada ao povo brasileiro, pois o poderio bélico e comercial dos países socialistas já é bem maior do que o das forças liberais/capitalistas e poderá vir em nosso socorro em caso de tentativa de uma nova ditadura no Brasil.   
Com a vitória de Trump a direita se assanhou em todo o mundo e está tentando barrar a libertação dos povos através de guerras, golpes, terrorismo e mentiras. 

Mas o que está acontecendo na Síria vai acontecer em os outros países, onde o capital/liberal sempre predominou. Os EEUU eternos patrocinadores de golpes e de guerras, não têm mais como segurar a avalanche de tecnologia chinesa e russa garantidas por um exército invencível. É neste panorama que vejo cada vez mais próxima  a libertação do Brasil e dos demais países da América Latina, acrescida de uma vantagem!

O Brasil será também, além de potência industrial, a potência da paz e da não intervenção militar em outros países!!!

JPL




Nenhum comentário:

Postar um comentário