domingo, 10 de junho de 2018

MARCELO REBELO NADOU EM PONTA DELGADA

O Presidente da República aproveitou neste sábado uma pausa na agenda das comemorações do 10 de Junho para tomar banho em Ponta Delgada numa piscina urbana com água do mar onde os açorianos aproveitavam o dia de sol.
"Vir aos Açores e não mergulhar é ofensivo", considerou Marcelo Rebelo de Sousa, falando aos jornalistas cerca das 16:00 locais, pouco antes de entrar na água da piscina do Pesqueiro. Após cerca de 15 minutos de banho, o chefe de Estado tirou dezenas de fotografias com outros banhistas e elogiou a temperatura da água, entre os  21 e 22 graus".

As comemorações do 10 de Junho, que se prolongam até segunda-feira entre os Açores e os Estados Unidos da América, começaram em Ponta Delgada, com o Presidente da República e o primeiro-ministro Antônio Costa juntos desde o final da tarde de sábado.

O Presidente da República esteve no Palácio de Sant'Ana para a apresentação de cumprimentos pelo corpo diplomático acreditado em Portugal, seguindo-se uma recepção comemorativa do 10 de Junho, oferecida pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro. Depois, Marcelo Rebelo de Sousa e Antônio Costa assistiram, à noite, a um concerto na igreja paroquial de São José e a um espetáculo de fogo de artifício.
Em 2016, ano em que tomou posse como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo diferente de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em acordo com o primeiro-ministro, em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes portuguesas.
Marcelo mergulhando em Ponta Delgada

Em 2016 o Dia de Portugal foi celebrado em Lisboa e Paris,  em 2017, no Porto e nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Este ano, cabe aos Açores, mais concretamente a Ponta Delgada, receber a primeira parte das comemorações, viajando depois o Presidente da República e o chefe do executivo para os Estados Unidos, país onde vivem cerca de 1,4 milhões de portugueses e lusodescendentes, estimando-se que 70% sejam de origem açoriana.
Contudo, será ainda em Ponta Delgada, no domingo, que se fará a tradicional Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, que contará com a participação de mais de mil militares dos três ramos das Forças Armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário