Presidente da Quênia inaugura linha ferroviária entre Nairobi-Mombaça
Mombaça - O presidente queniano, Uhuru Kenyatta, inaugurou nesta quarta-feira, 31 de maio, uma linha ferroviária que liga a capital Nairobi a Mombaça, no oceano Índico, o maior projeto de infra-estrutura deste país desde a independência em 1963. Trata-se de um projeto estratégico que irá colocar este país como porta de entrada para a África do leste.
A
cerimônia de lançamento com a presença de chineses e quenianos começou quarta-feira de manhã, na cidade
portuária de Mombaça, de onde Kenyatta se deslocou para Nairobi
num trem, comboio de passageiros do Standard Gauge Railway (SGR), acompanhado
de diversos funcionários do projeto, quenianos e chineses, além de 47 crianças representando as 47 províncias do país.
Estes 472 quilômetros de ferrovia foram financiados pelos chineses e construídos com mão de obra africana, sob supervisão chinesa e irão substituir a antiga linha construída pelos britânicos no período colonial.
Entusiasmado, Kenyatta afirmou: - Hoje celebramos uma das etapas chaves da transformação do Quênia em um país a caminho de sua industrialização, próspero e de rendimento médio, enquanto seu vice-presidente, William Ruto, descreveu o momento como um "dia histórico".
Este projeto de 2,8 bilhões de euros abre a perspectiva futura de uma interligação ferroviária entre o Uganda, o Rwanda, o Burundi, o Sudão do Sul e a Etiópia.
O governo espera que o SGR, apelidado de Madaraka (liberdade) Express, faça elevar o PIB para 1,5% ao ano.
O novo caminho de ferro oferece uma alternativa competitiva à difícil viagem numa das estradas mais perigosas do país. A viagem por estrada normalmente leva dois dias para os caminhões, enquanto o novo trajeto de comboio vai durar cinco horas para o transporte de passageiros e oito para o de mercadorias.
Estes 472 quilômetros de ferrovia foram financiados pelos chineses e construídos com mão de obra africana, sob supervisão chinesa e irão substituir a antiga linha construída pelos britânicos no período colonial.
Entusiasmado, Kenyatta afirmou: - Hoje celebramos uma das etapas chaves da transformação do Quênia em um país a caminho de sua industrialização, próspero e de rendimento médio, enquanto seu vice-presidente, William Ruto, descreveu o momento como um "dia histórico".
Este projeto de 2,8 bilhões de euros abre a perspectiva futura de uma interligação ferroviária entre o Uganda, o Rwanda, o Burundi, o Sudão do Sul e a Etiópia.
O governo espera que o SGR, apelidado de Madaraka (liberdade) Express, faça elevar o PIB para 1,5% ao ano.
O novo caminho de ferro oferece uma alternativa competitiva à difícil viagem numa das estradas mais perigosas do país. A viagem por estrada normalmente leva dois dias para os caminhões, enquanto o novo trajeto de comboio vai durar cinco horas para o transporte de passageiros e oito para o de mercadorias.
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