Alguns meses depois, O colégio de comissários da Comunidade Europeia optou por cancelar a aplicação de uma multa a Portugal e Espanha por desrespeito às metas de seus défices. O executivo comunitário poderia aplicar uma multa a Portugal num valor de até 360 milhões de euros. A proposta segue ainda para os ministros das Finanças.
A Comissão Europeia propõe que a multa a Portugal e Espanha seja cancelada. A decisão foi tomada após mais de três horas de reunião, em que diferentes posturas se apresentaram por parte dos comissários.
O Executivo comunitário havia apresentado três opções: o cancelamento da multa, a multa máxima (0,2 por cento do PIB) e uma sanção intermédia.
A ala mais dura da Comissão Europeia acabou derrotada, tendo ganho a postura defendida por Pierre Moscovici. Na conferência de imprensa, o comissário socialista sublinhou que todas as decisões eram "legalmente possíveis", mas que a que tomaram se apresenta como "a mais apropriada politica e economicamente falando"
Na conferência de imprensa, o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros explicou que a decisão não só tem em conta os sacrifícios exigidos aos portugueses e espanhóis nos últimos anos, mas também a crise de credibilidade que atravessa a União Europeia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário