segunda-feira, 21 de maio de 2018

MADURO VENCE ELEIÇÃO NA VENEZUELA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi reeleito para mais 6 anos de mandato após as eleições deste domingo,  20/5/18. A oposição não conformada com a derrota pediu para prolongar o horário de fechamento das urnas, devido a  denúncias de fraudes durante o período de votação.
Segundo o Conselho Nacional Eleitoral, Nicolás Maduro venceu com 67,7% dos votos válidos, após   92,6% das urnas apuradas. Maduro obteve 5.823.728 votos. A presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, anunciou que a votação teve a participação de 46% do eleitorado e um total de 8,6 milhões de votos.
Em seu discurso da vitória, em frente ao Palácio Miraflores, em Caracas, Maduro disse que obteve um "recorde histórico": "Nunca antes um candidato presidencial venceu com 68% dos votos populares e nunca antes havia conseguido 47% do segundo candidato", afirmou.
Em segundo lugar, ficou o candidato opositor Henri Falcón, com 1.820.552 de votos (21%). Pouco antes do anúncio dos resultados da eleição, Falcón declarou que não reconheceria o processo eleitoral deste domingo e exigiu a convocação de novas eleições. 
O pastor evangélico Javier Bertucci obteve 925.042 votos (11%), e ficou em terceiro lugar. Bertucci também contestou a votação e afirmou que fez um balanço da presença do que chamou de "manchas vermelhas" perto das seções eleitorais "que poderiam ter influenciado os resultados".
O outro candidato, Reinaldo Quijada, obteve 34.614 votos (0,4%).

Diálogo

Ainda em seu discurso de vitória, Maduro convocou os três candidatos derrotados para um diálogo a fim de atender as diferenças e enfrentar a crise do país.
 
O  presidente Nicolás Maduro lamentou ainda  as declarações do candidato opositor Henri Falcón de não reconhecer o pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário