terça-feira, 17 de julho de 2018

O QUE GOSTEI E NÃO GOSTEI NESTA COPA DO MUNDO DA RÚSSIA

Primeiramente quero parabenizar a Rússia pelo sucesso deste mega evento do futebol mundial, que a meu ver, além do bom futebol apresentado pelas 32 seleções participantes, nos deu uma lição de organização e exemplo de paz e cultura que este  planeta tomado de tantas guerras  tanto precisa!
Não sei se estou errado, mas esta copa foi para mim a mais interessante das 20 disputadas até hoje, seriam 21, se não tivesse acontecido a 2ª guerra mundial na década de 40, pois mostrou-nos um país que o mundo pouco conhecia,  apesar de ser uma das maiores potências mundiais.
No aspecto técnico também gostei do futebol de alto nível  apresentado pelas duas equipes finalistas, mais pelo lado da Croácia, que apesar de vir de uma grande escola do futebol mundial muito parecida com a escola brasileira, que é a antiga Iugoslávia, acabou perdendo, devido à falta de tempo para se recuperar do desgaste físico e psicológico das três prorrogações seguidas contra Inglaterra, Dinamarca e Rússia. Além dos 90 minutos a mais das prorrogações, a Sérvia teve um dia a menos para recuperação, pois jogou na quarta feira, enquanto a França na terça. Mas isso não tira o mérito da vitória dos franceses, que também têm uma boa equipe!
Gostei muito também da atitude da presidente croata, a senhora Kolinda Grabar pela lição de amor ao seu país e ao povo que representa, viajando para a Rússia com recursos próprios, inclusive em avião de carreira e  dando um bom exemplo aos políticos do mundo capitalista, em sua maioria desonestos e inimigos do povo que se dizem representar.
Gostei também da educação do povo russo, muito culto, receptivo, simpático e muito politizado.  Até que enfim, os  meios de comunicação ocidentais deixaram em paz o país socialista, que durante minha infância  tanto me amedrontou pelas coisas terríveis que dele falavam, que aqui prefiro nem falar pelo respeito que guardo à ideologia de cada um.
Isto foi o que gostei! Gostei também da paz que reinou durante o evento, sem estardalhaço de forças armadas ou de excessos das forças policiais. Isto, e o belo futebol apresentado pelos finalistas, Sérvia e França, mexeram com os meus sentimentos de alegria e de que o mundo ainda tem jeito!  

O QUE NÃO GOSTEI!

Não gostei do juiz da final deste domingo, sr. Nestor Pitana. Para mim seu trabalho teve influência no resultado final desta decisão, pois marcou uma falta próxima da grande área da Croácia, que resultou no primeiro gol da partida, que a meu ver não existiu! E depois um pênalti duvidoso também contra a Croácia, que deixou em dúvida até o vídeo/arbitragem.
 E aí fica a dúvida! Será que se essa grande penalidade acontecesse na grande área da França ele teria marcado?  

 O QUE NÃO GOSTEI 

Das poucas coisas que não gostei, incluo a atitude do técnico da seleção portuguesa, o sr. Fernando Santos, que desde o começo do jogo contra o Uruguai passou para seus comandados um nervosismo que acabou por influir no resultado final da partida, além de não ter escalado no início da mesma o craque Quaresma, para mim, depois de Cristiano Ronaldo, o mais habilidoso  jogador da seleção de Portugal, só o colocando em campo quando faltavam poucos minutos para o término da partida, um detalhe que pode ter mudado o endereço da Taça do mundo!      
Também não gostei do rebolado da seleção brasileira, que também poderia mudado os destinos do valorizado caneco. A seleção brasileira, no jogo contra a Bélgica, entrou em campo pensando que a qualquer momento poderia ganhar o jogo, isto pra não falar em sapato alto. E deu no que deu! Uma seleção que tinha tudo pra disputar a final do mundial voltou pra casa humilhada. Devem ter pensado lá pra com eles, que com a saída da Espanha, de Portugal e da Argentina, a copa estava no papo! Mas não dá pra desesperar, pois afinal o melhor futebol do mundo ainda está no Brasil e daqui a quatro anos o Brasil pode restaurar o caneco. 
Agora, resta esperar o Catar........ 
No mais, foi uma Copa do Mundo que deixou saudades e proveito no aspecto cultural e humano...
Parabéns Rússia !!!  

JPL   

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário