segunda-feira, 17 de setembro de 2018

BOLSONARO NÃO PASSARÁ DO SEGUNDO TURNO

Neste momento, isto é, a 20 dias do pleito que no dia 7/10/18  vai escolher o Presidente do Brasil, já é possível ante ver a definição do eleitorado brasileiro quanto ao seu futuro presidente. 
Baseado nas pesquisas dos institutos oficiais, nas redes sociais e nas conversas de esquina, já é possível prever que a eleição presidencial acontecerá em dois turnos, pois o 1º colocado nas pesquisas, no momento, Jair Bolsonaro, não conseguirá maioria absoluta no primeiro turno.

A poucos dias do primeiro turno, cinco nomes se destacam nas sondagens dos institutos de pesquisa. Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Fernando Haddad, Geraldo Alckmim e Marina Silva. 

 No segundo turno, dois desses cinco nomes irão disputar o cargo de presidente do Brasil. Pelas sondagens mais recentes da Datafolha e do Ibope, a disputa será entre Bolsonaro e um dos candidatos do PT ou do PDT, Respectivamente, mais provavelmente Fernando Haddad ou Ciro Gomes, pois Marina e Alckmin embora atrás dos dois com pequena diferença percentual não tendem a crescer, devido ao descrédito de seus partidos junto ao eleitorado mais pobre. A REDE de Marina e o PSDB de Alchmim, votaram pelo impeachment de Dilma Rousseff, até hoje considerado pela maioria da opinião pública do Brasil e do mundo como um golpe político. Alckmim é um defensor da doutrina liberal e Marina se diz uma defensora apaixonada do meio ambiente, doutrinas que não respondem às necessidades  mais urgentes do povo e da classe média brasileira.  Bolsonaro, apesar de comandar as intenções de voto até ao momento com chance de ganhar o primeiro turno, deverá chegar ao segundo em primeiro lugar com o máximo de 35% de votos, percentual insuficiente para derrotar no segundo turno a união de esquerda representada pelo PT, PDT, PCdoB, PSB e da dissidência dos demais partidos de direita centro/direita e outros,  cujos parlamentares votaram contra o impeachment de Dilma naquele 31 de agosto de 2016. E aí é que Bolsonaro terá poucas chances de crescer, pois conta com a maior rejeição do eleitorado, devido às suas ideias de cunho beligerante para resolver os problemas nacionais. Enquanto PDT, PT, PSB, PCdoB e alguns poucos parlamentares do PMDB e de outros partidos menores, despejarão seus votos em Ciro ou Haddad, dependendo de qual dos dois chegue ao segundo turno.   
Logo, conclui-se que Bolsonaro não passará do segundo turno. A única incerteza agora é sobre quem será seu parceiro na disputa, pois Ciro e Haddad tecnicamente empatados nas pesquisas da Datafolha, acham que podem chegar ao segundo turno e não abrem mão de suas candidaturas em proveito de uma aliança de esquerda, o que poderia até evitar um segundo turno com a vitória de um deles.          

 Ciro ou Haddad ?

 A 20 dias do pleito fica difícil responder essa pergunta! Em condições políticas normais eu apostaria na vitória de Ciro, mas na anormalidade política, jurídica e moral que o país atravessa, pode acontecer a vitória de Haddad, pois a maioria do povo ainda está indeciso entre esses dois nomes e os últimos acontecimentos políticos como a prisão de Lula podem fazer a diferença em favor do PT e Haddad pode chegar  ao Planalto. 

Ciro  é um político nascido em Pindamonhangaba(S.Paulo), mas criado no Ceará, onde ocupou vários cargos públicos, entre eles o de governador do Ceará por duas vezes, onde investiu forte na Educação e na Saúde, foi ministro  da Integração Nacional no governo Lula, ministro da fazenda no de  Itamar Franco, deputado federal pelo Ceará, prefeito de Fortaleza e outros cargos na vida privada, como professor universitário de direito na Universidade do Ceará. Hoje, aos 60 anos, se sente preparado para assumir os destinos do Brasil.  É  católico e filho de nordestinos.

Haddad, por sua vez, foi ministro da educação de Lula e Dilma no período de 2005 a 2012, foi prefeito de S. Paulo no período de 20013 a 2017. Nasceu em S. Paulo e tem 55 anos de idade, é filho de libaneses e cristão ortodoxo.  É professor universitário na Universidade de S. Paulo e também se diz preparado para assumir os destinos do Brasil.

E AS VICES,  Kátia Abreu e Manuela d Ávila?

A vice de Ciro Gomes é Kátia Abreu, primeira mulher a ocupar o Ministério da Agricultura. Kátia tem 56 anos e tem uma história construída em propostas em defesa do setor de agronegócios. É um dos principais nomes da chamada bancada ruralista no Congresso Nacional. Está no segundo mandato no Senado, sendo duas vezes deputada federal pelo Tocantins e comandou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) por três mandatos.

 A vice de Fernando Haddad é Manuela Pinto Vieira d'Ávila
 Manuela Pinto Vieira d'Ávila é uma jornalista e política brasileira, filiada ao Partido Comunista do Brasil. Foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul entre 2007 a 2015 e líder de seu partido na Câmara dos Deputados, em 2013. Exerce atualmente o mandato de deputada estadual em seu estado. Nasceu em Porto Alegre em 18 de agosto de 1981 (idade 37 anos) É formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Seus pais, de origem portuguesa, são Alfredo Luis Mendes D'Ávila e Ana Lúcia Pinto Vieira
Tem uma filha chamada Laura Leindecker.

 Em resumo, eis aí um pouco da história das quatro famílias que provavelmente irão tentar melhorar a vida de mais de 220 milhões de brasileiros e livrá-los  desta depressão que parece não ter mais fim!!!
Mas, não se iludam, seja qual for o vencedor, Ciro ou Haddad(todos dois nacionalistas), irão sofrer uma pressão terrível do capital agiota internacional, que tudo fará para desmoralizá-los e tirá-los do poder, tal como acontece em todos os países do mundo, cujos governos se posicionam ao lado de seus povos. E aí, só com o apoio do povo, da classe média e dos pequenos, médios e grandes empresários nacionais será possível resistir.   
JPL













Nenhum comentário:

Postar um comentário