quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Proclamação da República do Brasil


Participantes

Deodoro da Fonseca
Quintino Bocaiuva
Benjamin Constant
Ruy Barbosa
Campos Sales
Floriano Peixoto
Localização
Rio de Janeiro,  Brasil
Data
15 de novembro de 1889 (128 anos)

Resultado

Extinção do Império do Brasil, banimento da família imperial brasileira e dos principais políticos favoráveis à monarquia constitucional parlamentarista e criação do Governo Provisório republicano.


A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo e deportando o então chefe de estado, imperador D. Pedro II.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.
De monarquia a república, de golpe em golpe, o Brasil até hoje ainda não conseguiu afirmar-se como uma nação independente e soberana.  

Tendo tudo para isso; riquezas naturais, clima privilegiado, unidade nacional e um povo pacífico e trabalhador( não confundir com a campanha difamadora da mídia e das elites dirigentes e agora das próprias seitas que se multiplicam pelo país afora, que outra coisa não pregam senão violência e complexos de inferioridade e obscurantismo). O povo e o tipo de colonização são a causa  de todo este atraso segundo as elites republicanas! A solução para estes republicanos de hoje é o liberalismo de Adam Smith, sem se aperceberem que este liberalismo está levando o mundo ao desemprego, à  fome, e à guerra.  A aposta para resolver este flagelo agora está no socialismo.  Mas o Brasil, desde a Revolução Industrial aposta neste modelo imposto pelos britânicos e continuado pelos americanos do norte.  
D. Pedro II, em verdade, foi expulso para a França porque era mais simpático aos liberais franceses.   

Agora, com a ascensão do modelo socialista no quadro da Economia Global, apesar da enorme pressão dos países capitalistas, que se dizem defender o Ocidente e a liberdade de expressão, o Brasil poderá achar uma brecha e tornar-se uma República Socialista, onde seu povo possa finalmente participar dos frutos de seu trabalho dignamente sem precisar viver de esmolas ou caridade e conquistar finalmente sua já tão demorada independência        

JPL

Nenhum comentário:

Postar um comentário